O CONCEITO

experlat.jpg

observar + investigar

Acreditamos na importância da criança aprender a problematizar questões de seu interesse e suas experiências cotidianas. Consideramos necessário oferecer ferramentas com as quais ela possa investigar suas inquietações, testar hipóteses e através de suas pesquisas, práticas e competências, criar conceitos acerca das coisas com as quais interage e assim construir conhecimento. 

aprender fazendo 

Um modo estimulante e eficaz para esse processo é propiciar vivências e experiências em que as crianças atuem diretamente nas explorações e descubram seus métodos investigativos e consequentemente referências cognitivas.

linguagem como conhecimento 

Partimos da visão de que a linguagem atravessa todo o processo de construção de conhecimento e de identidade da criança, seja como processo de comunicação, através da fala e da escrita ou como meio de expressão no auxílio do entendimento do que é subjetivo. Trabalhamos linguagem com visão social e cultural.

 "A criança se constitui na linguagem e pela linguagem." Vygotsky

“play + lab”: linguagem é  ideologia

Temos como um dos objetivos apresentar ferramentas diversas que possam auxiliar as crianças nesses processos. Para isso desenvolvemos atividades baseadas em um conceito criado por nós: “laboratórios de linguagem.”  

O conceito foi pensado como um espaço que propicie vivências de situações sugeridas pelos mediadores ou espontaneamente criadas pelas crianças, para que possam utilizar sistemas complexos de comunicação e através deles compreender os fenômenos a sua volta. 

curiosidade é de 360˚x 24 x 7

Tendo como eixo que qualquer vivência é oportunidade de aprendizagem, estruturamos  propostas de atividades que contam com recursos que vão desde materiais simples, presentes no dia-a-dia da criança, até tecnologias avançadas. Julgamos que essas experiências ajudam a desenvolver um olhar “científico” para com as atividades diárias.

Propomos a criação de cenários que estimulem as crianças a perceberem que os elementos que nos levam ao processo de aquisição de conhecimentos já estão presentes nas nossas vidas.

relevância estimula criatividade

Acreditamos trabalhar a capacidade cognitiva das crianças de modo que possam desenvolver seus próprios "modelos" mentais de investigação e expressão a partir das experiências que vivenciam.